O Unimed Hospital São Domingos (UHSD) realizou neste mês, a primeira cirurgia de tumor de reto baixo por vídeo por videolaparoscopia. O procedimento foi realizado em um paciente de 72 anos por equipe de cooperados da Unimed Catanduva.
De acordo com o cirurgião geral José Luís Sampaio Martins, cooperado da instituição, a cirurgia foi um sucesso e durou cerca de três horas. Também participaram da cirurgia os cirurgiões João Barbisan Filho, Fernanda Sovenho Rado Guirado e Luiz Alberto Rotta, a anestesista Amina Mendes Cury Sanches e a instrumentadora Tatiane Nezinho.
O procedimento, cujo nome técnico é amputação abdominoperineal de adenocarcinoma de reto baixo, mais a colostomia por tumor de reto baixo, é considerada uma cirurgia curativa, que oferece a resolução dos sintomas e, consequentemente, a melhora da qualidade de vida do paciente.
“O paciente passa por pequenas incisões, fato que reduz as dores e diminui o índice de infecção e de complicações pós-operatórias. Esses fatores possibilitam que o paciente retorne de forma mais ágil às suas atividades habituais”, explicou Martins.
Para a cirurgia, foram utilizados equipamentos e materiais cirúrgicos de última geração que contribuíram para a excelência no resultado. “Estamos extremamente satisfeitos em agregar ainda mais este procedimento cirúrgico aos pacientes”, observou o médico.
Fotos: Divulgação
Fonte: Assessoria/Unimed Catanduva